FAQ – Perguntas frequentes e suas respostas


O Salário de Contribuição serve de base para calcular as Contribuições e os Benefícios.

O Salário de Contribuição é:

  • Para os funcionários: o salário básico mensal recebido.
  • Para os administradores: os honorários e/ou pró-labore mensais recebidos.
  • Para os Participantes que recebem comissão: o salário básico mensal mais a média aritmética simples das 12 últimas comissões de vendas recebidas, excluindo os descansos semanais remunerados (DSR).

Os Participantes com salário maior que 15 URAs (respectiva à sua unidade) podem efetuar contribuições ao Plano. O Participante com salário inferior a 15 URAs, pode efetuar Contribuições Adicionais, caso queira. Além disso, a Avon efetua Contribuições em uma conta coletiva para pagamento dos Benefícios previstos no Plano.

UNIDADES URA 9 URAs 15 URAs
INTERLAGOS (2020) 595,55 5.359,95 8.933,25
CABREÚVA (2020) 607,74 5.469,66 9.116,10
FORTALEZA (2021) 585,90 5.273,10 8.788,50
BAHIA (2021) 575,38 5.178,42 8.630,70
MINAS GERAIS (2019) 510,79 4.597,11 7.661,85

Os funcionários registrados em carteira contribuem com um percentual de seu salário para o INSS. O valor do teto do INSS é R$ 5.839,45 (Mar/19). Isso significa que os Participantes com salários próximos ao teto estão praticamente cobertos pelo INSS. Já os Participantes com salário superior a este valor têm maiores necessidades de uma renda adicional à do INSS.

Sim, podem, desde que preencham e assinem o "Termo de Adesão" disponível no RH das unidades.

Podem efetuar a Contribuição Adicional.

Sim, desde que faça Contribuição Adicional poderá escolher um Perfil de Investimentos que poderá ser alterado nas mesmas épocas dos Participantes que efetuam a Contribuição Básica.

Os Benefícios de prestação mensal são pagos pela Avonprev 12 vezes ao ano.

Salário bruto + comissões (média aritmética das 12 últimas comissões) – 9 URAs (de acordo com cada localidade) x % (0 a 6,5%).

O percentual poderá ser alterado mensalmente. Acompanhe as datas de alteração informadas pela Avonprev no site. Os percentuais são de 0 a 6,5%, lembrando que o Participante deverá escolher em múltiplos de 0,5%. Ex: 5,5%.

Não.

A Contribuição Adicional é voluntária, o Participante faz se quer. Também pode ser alterada/iniciada/cancelada a qualquer momento. Os percentuais são livres limitando-se a 30% de desconto do salário na folha de pagamento.

O Participante deverá escolher um percentual em múltiplos de 0,5%. Ex: 3,0% do salário.

O Perfil de Investimento pode ser alterado semestralmente (nos meses de junho e dezembro de cada ano), para vigorar no mês subsequente. Lembre-se: o saldo de conta Avon ficará no mesmo Perfil das Contribuições do Participante.

O Participante elegível a um destes Benefícios do Plano da Avonprev tem direito a receber o seu Saldo de Conta Total, isto é, tudo o que ele e a Avon contribuíram, mais os rendimentos. O Participante pode optar por receber até 25% desse saldo à vista, sendo o restante transformado em uma das opções abaixo:

  • 1. Renda mensal por prazo certo, corresponde a um período determinado de no mínimo 5 anos;
  • 2. Renda mensal correspondente a um percentual do saldo de conta total entre 0,1% e 2,0%.

Obs: O Participante que não optar ou que optar na data do requerimento do Benefício por um percentual inferior a 25%, poderá recebê-lo durante a fase de recebimento do Benefício até que conclua o percentual máximo de 25% do saldo. Esta regra será aplicável aos Benefícios concedidos após data de aprovação da PREVIC, ou seja, 11/02/2015.

Mensalmente, de acordo com o retorno de investimento obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência.

Você não pode optar por dois institutos ao mesmo tempo. Se optar pela Portabilidade, o saldo apurado será transferido para outro Plano de Previdência de Entidade de Previdência Complementar ou companhia seguradora. Se optar pelo Resgate, receberá o seu saldo da Conta de Participante (exceto os recursos portados) mais um percentual do saldo da Conta da Patrocinadora se tiver mais de 5 anos de serviço na Avon.

Participante elegível tem direito a receber à vista o seu Saldo de Conta Total, isto é, tudo o que ele e a Avon contribuíram até o mês anterior à data da invalidez, mais rendimentos.

Os beneficiários do aposentado falecido continuarão recebendo 100% do valor do Benefício que o Participante vinha recebendo, desde que não tenha expirado o prazo ou esgotado o saldo de conta total.

Não havendo beneficiários, será pago todo o saldo remanescente à vista ao beneficiário indicado ou, na sua ausência, aos herdeiros legais, mediante alvará judicial específico.

Após seu desligamento da Avon, a Avonprev tem o prazo legal de 30 dias para enviar a sua residência o extrato de desligamento e o termo de opcão, e você terá mais 60 dias após o recebimento para manifestar-se.

Leia atentamente os documentos e em caso de dúvidas entre em contato nos telefones informados.

Importante atentar-se aos prazos para manter-se vinculado ao Plano.

Os requerimentos recebidos até o 20 (vigésimo) dia do referido mês, inclusive, ou no mês subsequente ao do requerimento, serão pagos até o 5 dia util do mês subsequente ao de competência.

O Participante poderá solicitar o pagamento à vista ou em até 12 parcelas mensais e consecutivas.

O pagamento parcelado é devidamente atualizado com base no retorno dos investimentos do Plano, considerando o último Perfil de Investimentos escolhido pelo Participante.

Ao Participante que não efetuou Contribuição Básica ao Plano e mesmo aquele que efetuou Contribuição Adicional, será assegurado o Benefício Mínimo, quando preencher os requisitos de Aposentadoria Antecipada, Normal, Benefício por Invalidez, do Benefício Proporcional e Benefício por Morte.

Será pago de uma única vez, um valor que corresponderá ao resultado da fórmula: 3 x último salário x tempo de empresa / 30 anos.

Você pode se desligar da Avonprev a qualquer momento, interrompendo suas Contribuições e automaticamente da Avon. Entretanto, o pagamento de qualquer Benefício, Resgate ou Portabilidade só poderá ser feito após o seu desligamento (término do vínculo empregatício) da Avon.

Não aconselhamos o desligamento do Plano, pois você perderá o tempo de Contribuição da Avon para fins de Resgate. Caso tenha necessidade financeira, diminua o percentual de Contribuição no mês que houver a dificuldade financeira e retorne ao percentual anterior de Contribuição assim que possível para não prejudicar seu planejamento previdenciário.

Sim. A Portabilidade pode ser feita, desde que você ainda não receba Benefício Mensal pelo Plano da Avonprev. Procure o representante da Avonprev para auxiliá-lo nos trâmites de Portabilidade no outro Plano de Previdência. Só é permitida a Portabilidade entre Planos Fundos de Pensão e PGBLs.

Nos dois casos, a Avonprev assegura ao Participante, ou aos beneficiários, o recebimento do saldo de Conta Total à vista.

Para os Participantes que não efetuaram Contribuição Básica no Plano e estiverem no período de espera pela concessão do Benefício Proporcional e vierem a falecer, não será devido a seus beneficiários o Benefício Mínimo.

Na página inicial do site da Avonprev www.avonprev.com.br, você encontra a rentabilidade mensal com comentários do gestor de cada carteira, rentabilidade acumulada do ano e dos últimos 12 meses!