FAQ – Perguntas frequentes e suas respostas


O Salário de Contribuição serve de base para calcular as Contribuições e os Benefícios.

O Salário de Contribuição é:

  • Para os funcionários: o salário básico mensal recebido.
  • Para os administradores: os honorários e/ou pró-labore mensais recebidos.
  • Para os Participantes que recebem comissão: o salário básico mensal mais a média aritmética simples das 12 últimas comissões de vendas recebidas, excluindo os descansos semanais remunerados (DSR).

Os Participantes com salário maior que 15 URAs (respectiva à sua unidade) podem efetuar contribuições ao Plano. O Participante com salário inferior a 15 URAs, pode efetuar Contribuições Adicionais, caso queira. Além disso, a Avon efetua Contribuições em uma conta coletiva para pagamento dos Benefícios previstos no Plano.

UNIDADES URA 9 URAs 15 URAs
INTERLAGOS (2021) 661,54 5.953,86 9.923,10
CABREÚVA (2021) 673,25 6.059,25 10.098,75
FORTALEZA (2022) 645,43 5.808,87 9.681,45
BAHIA (2022) 635,97 5.723,73 9.539,55
MINAS GERAIS (2020/2021) 522,79 4.705,11 7.841,85
MURICI (2022) 645,43 5.808,87 9.681,45

Os funcionários registrados em carteira contribuem com um percentual de seu salário para o INSS. O valor de teto do INSS R$ 7.087,22 (2022). Isso significa que os Participantes com salários próximos ao teto estão praticamente cobertos pelo INSS. Já os Participantes com salário superior a este valor têm maiores necessidades de uma renda adicional à do INSS.

Sim, podem, desde que preencham e assinem o "Termo de Adesão" disponível no RH das unidades.

Podem efetuar a Contribuição Adicional.

Sim, desde que faça Contribuição Adicional poderá escolher um Perfil de Investimentos que poderá ser alterado nas mesmas épocas dos Participantes que efetuam a Contribuição Básica.

Os Benefícios de prestação mensal são pagos pela Avonprev 12 vezes ao ano.

Salário bruto + comissões (média aritmética das 12 últimas comissões) – 9 URAs (de acordo com cada localidade) x % (0 a 6,5%).

O percentual poderá ser alterado mensalmente. Acompanhe as datas de alteração informadas pela Avonprev no site. Os percentuais são de 0 a 6,5%, lembrando que o Participante deverá escolher em múltiplos de 0,5%. Ex: 5,5%.

Não.

A Contribuição Adicional é voluntária, o Participante faz se quer. Também pode ser alterada/iniciada/cancelada a qualquer momento. Os percentuais são livres limitando-se a 30% de desconto do salário na folha de pagamento.

O Participante deverá escolher um percentual em múltiplos de 0,5%. Ex: 3,0% do salário.

O Perfil de Investimento pode ser alterado semestralmente (nos meses de junho e dezembro de cada ano), para vigorar no mês subsequente. Lembre-se: o saldo de conta Avon ficará no mesmo Perfil das Contribuições do Participante.

O Participante elegível a um destes Benefícios do Plano da Avonprev tem direito a receber o seu Saldo de Conta Total, isto é, tudo o que ele e a Avon contribuíram, mais os rendimentos. O Participante pode optar por receber até 25% desse saldo à vista, sendo o restante transformado em uma das opções abaixo:

  • 1. Renda mensal por prazo certo, corresponde a um período determinado de no mínimo 5 anos;
  • 2. Renda mensal correspondente a um percentual do saldo de conta total entre 0,1% e 2,0%.

Obs: O Participante que não optar ou que optar na data do requerimento do Benefício por um percentual inferior a 25%, poderá recebê-lo durante a fase de recebimento do Benefício até que conclua o percentual máximo de 25% do saldo. Esta regra será aplicável aos Benefícios concedidos após data de aprovação da PREVIC, ou seja, 11/02/2015.

Mensalmente, de acordo com o retorno de investimento obtido no mês imediatamente anterior ao mês de competência.

Você não pode optar por dois institutos ao mesmo tempo. Se optar pela Portabilidade, o saldo apurado será transferido para outro Plano de Previdência de Entidade de Previdência Complementar ou companhia seguradora. Se optar pelo Resgate, receberá o seu saldo da Conta de Participante (exceto os recursos portados) mais um percentual do saldo da Conta da Patrocinadora se tiver mais de 5 anos de serviço na Avon.

Participante elegível tem direito a receber à vista o seu Saldo de Conta Total, isto é, tudo o que ele e a Avon contribuíram até o mês anterior à data da invalidez, mais rendimentos.

Os beneficiários do aposentado falecido continuarão recebendo 100% do valor do Benefício que o Participante vinha recebendo, desde que não tenha expirado o prazo ou esgotado o saldo de conta total.

Não havendo beneficiários, será pago todo o saldo remanescente à vista ao beneficiário indicado ou, na sua ausência, aos herdeiros legais, mediante alvará judicial específico.

Após seu desligamento da Avon, a Avonprev tem o prazo legal de 30 dias para enviar a sua residência o extrato de desligamento e o termo de opcão, e você terá mais 60 dias após o recebimento para manifestar-se.

Leia atentamente os documentos e em caso de dúvidas entre em contato nos telefones informados.

Importante atentar-se aos prazos para manter-se vinculado ao Plano.

Os requerimentos recebidos até o 20 (vigésimo) dia do referido mês, inclusive, ou no mês subsequente ao do requerimento, serão pagos até o 5 dia util do mês subsequente ao de competência.

O Participante poderá solicitar o pagamento à vista ou em até 12 parcelas mensais e consecutivas.

O pagamento parcelado é devidamente atualizado com base no retorno dos investimentos do Plano, considerando o último Perfil de Investimentos escolhido pelo Participante.

Ao Participante que não efetuou Contribuição Básica ao Plano e mesmo aquele que efetuou Contribuição Adicional, será assegurado o Benefício Mínimo, quando preencher os requisitos de Aposentadoria Antecipada, Normal, Benefício por Invalidez, do Benefício Proporcional e Benefício por Morte.

Será pago de uma única vez, um valor que corresponderá ao resultado da fórmula: 3 x último salário x tempo de empresa / 30 anos.

Você pode se desligar da Avonprev a qualquer momento, interrompendo suas Contribuições e automaticamente da Avon. Entretanto, o pagamento de qualquer Benefício, Resgate ou Portabilidade só poderá ser feito após o seu desligamento (término do vínculo empregatício) da Avon.

Não aconselhamos o desligamento do Plano, pois você perderá o tempo de Contribuição da Avon para fins de Resgate. Caso tenha necessidade financeira, diminua o percentual de Contribuição no mês que houver a dificuldade financeira e retorne ao percentual anterior de Contribuição assim que possível para não prejudicar seu planejamento previdenciário.

Sim. A Portabilidade pode ser feita, desde que você ainda não receba Benefício Mensal pelo Plano da Avonprev. Procure o representante da Avonprev para auxiliá-lo nos trâmites de Portabilidade no outro Plano de Previdência. Só é permitida a Portabilidade entre Planos Fundos de Pensão e PGBLs.

Nos dois casos, a Avonprev assegura ao Participante, ou aos beneficiários, o recebimento do saldo de Conta Total à vista.

Para os Participantes que não efetuaram Contribuição Básica no Plano e estiverem no período de espera pela concessão do Benefício Proporcional e vierem a falecer, não será devido a seus beneficiários o Benefício Mínimo.

Na página inicial do site da Avonprev www.avonprev.com.br, você encontra a rentabilidade mensal com comentários do gestor de cada carteira, rentabilidade acumulada do ano e dos últimos 12 meses!